28 de dez. de 2012

'Salve Jorge' traz moda da Turquia para o Brasil

Parte da Turquia está no mesmo continente das principais capitais da moda mundial, Milão e Paris, mas sua produção têxtil tradicional está longe dos holofotes das passarelas. Ou melhor, estava. Graças à novela Salve Jorge, que estreia na rede Globo, as referências da moda turca prometem ser tendência nas próximas estações, pelo menos no Brasil. A moda turca ligada às tradições bizantinas e islâmicas tem como características principais os tecidos naturais, a modelagem ampla e reta e, principalmente, os bordados e as estampas.

Bordados e estampas são as principais características da moda turca
Textura

“Os bordados e as estampas são fortes características na moda turca”, afirma Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle. As duas técnicas reproduzem o desenho e as formas usadas na tapeçaria artesanal, que é uma prática tradicional da Turquia. “Os tecidos são trabalhados com ornamentos como brocados [relevos com fios dourados e prateados], bordados com fios grossos e estampas de cores de minérios da região”, diz Luciana Parisi, consultora do SENAC Moda e Informação. “O tecido é mais trabalhado do que a própria modelagem e essa característica pode exercer forte influência na moda do Brasil”, continua a consultora.

As estampas turcas não são contrastantes como as indianas, por exemplo. “A cartela de cores é bastante azulada. Mas nas estampas, a cor aparece sem grandes contrastes”, diz Gabí Souzä. “Aliás, todas as estampas têm pouco contraste. Como as estampas são criadas com variações do mesmo tom, fica difícil identificar ‘linhas’ que permitem entender o desenho”, afirma a consultora de imagem. A beleza dos desenhos é caracterizada pela geometria. “Os elementos do desenho são de grande riqueza visual, encantam o olhar”, afirma Luciana Parisi, consultora de moda.

Modelagem
O islamismo é a religião predominante na Turquia. As mulheres muçulmanas – que seguem as doutrinas do islã – vivem com o corpo e a cabeça cobertas (na Turquia o uso do véu é opcional, exceto nas mesquitas). Portanto, “a modelagem da roupa turca é ampla”, afirma Lorenzo Merlino, estilista e...


Matéria completa












Nenhum comentário: