7 de out. de 2013

Cada ocasião pede um batom diferente


Cada formato, uma vocação:
Para escolher bem entre os diferentes tipos de batom, leve em conta a praticidade ao aplicar o produto. Os formatos caneta ou lápis têm bico mais preciso; portanto, são muito úteis se você for usar cores escuras, como vinho ou vermelho. É que, nesses casos, o contorno dos lábios tem que ficar perfeito, pois qualquer defeitinho tende a aparecer mais. "Ambos também podem ser usados para preencher os lábios", diz o maquiador Vito Mariella, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. Com o batom tradicional, em bala, o risco de errar o desenho da boca é maior. Por isso, prefira aplicar tons mais claros com ele - em especial se tiver mãos pouco habilidosas. Já a versão líquida garante uma cobertura intensa, mas mela mais e escorre com maior facilidade, assim como o gloss. Melhor evitar os dois se seu programa exigir um make de longa duração, daqueles que dispensam retoques.


A escala de brilho:
Vale saber que, no quesito brilho oferecido pelo produto, a ordem crescente - ou seja, do mais opaco para o mais reluzente - é mate, acetinado (ou satin), cremoso e cintilante. "A variação de texturas e acabamentos está relacionada aos ingredientes da fórmula, o que interfere não apenas no brilho mas também na hidratação, na cremosidade e até na durabilidade", diz Alcione Castriotto, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura. Portanto, para quem não gosta de brilho algum e ainda quer uma cor de longa duração, o batom mate é a melhor pedida. "Como tem acabamento seco, parece uma tinta que fixa bem na boca", explica Vito. Só há um porém: ele tende a ressaltar as rachaduras e ruguinhas dos lábios. Para obter um resultado mais suave, vá de acetinado, que produz um efeito quase aveludado. Já a versão cremosa garante brilho discreto. O bônus: "Por trazer uma combinação de ceras e emolientes na fórmula, ele é capaz de recuperar a hidratação da área", diz Alcione. Os batons cintilantes, por sua vez, entregam um brilho quase metálico e são perfeitos se a ideia é se manter sob os holofotes.


Em busca do equilíbrio:
Não existem regras na maquiagem, mas tome cuidado para não atravessar na harmonia. "Procure equilibrar a luminosidade do rosto", diz Vito. Assim, se os olhos vão ganhar tons metálicos ou brilho mais acentuado, a garantia para não errar é ir de boca mate - e vice-versa. Se a ideia é destacar os lábios, invista em batons com alta concentração de pigmentos, que dão maior cobertura e duram mais. "Os cremosos e acetinados aliados a um pouquinho de gloss no centro dão a ilusão de boca carnuda", ensina o expert. Mas vale também chamar a atenção para olhos e lábios ao mesmo tempo. Aí a dica é planejar a combinação de cores para fugir do visual carnavalesco.

Fonte: Revista Claudia

Nenhum comentário: