9 de fev. de 2013

Cuidados para curtir 100% o Carnaval

"Quanto riso ó, quanta alegria!" Nos festejos do Carnaval, os foliões abusam na produção do look, no consumo de bebidas, na alimentação e, muitas vezes, desconhecem os danos que os exageros podem causar.
Quem vai passar o feriado se divertindo no sambódromo, atrás de um trio elétrico, na rua ou no salão não pode esquecer alguns cuidados importantes com o corpo.
Veja algumas dicas para você se divertir e manter a saúde intacta.

Samba no pé
Sambar é bom, a descontração é geral e a adrenalina vai lá em cima. Horas de folia resultam em pernas cansadas e pés esmigalhados. "Sempre que sentir a perna cansada, o ideal é procurar um espaço para relaxar. Apoiar as pernas em uma parede por cerca de meia hora, estendendo-as para cima, é um ótimo remédio", explica o preparador físico Eduardo Magalhães.
É importante ainda não ficar muito tempo parado em pé ou sentado, para manter a boa circulação do sangue. "As ‘batatas das pernas’ funcionam como um coração, ajudando o sangue a retornar dos pés. Com estes cuidados, as pernas vão aguentar mais facilmente a maratona carnavalesca", diz Magalhães.

Hidratação total
O conselho é antigo, mas não custa reforçar: beba muito líquido durante a folia, como água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas isotônicas, e tome cuidado com a procedência dos produtos. "Se a pessoa for beber algo alcoólico, não esqueça de intercalar com sucos e refrigerantes. Dessa forma dá uma balanceada na glicose e não fica com aquela sensação péssima de quem bebeu demais", diz a nutricionista Fernanda Giannecchini, da Clínica Onodera.

Cardápio do dia
Para garantir a energia do corpo, prefira os alimentos ricos em carboidratos. "É o caso de bolachas, pães e torradas integrais e barras de cereal, também ricos em fibra. O melhor é evitar alimentos gordurosos e frituras...

Matéria completa

Nenhum comentário: